Uma embarcação do exterior que chega ao Brasil precisa obrigatoriamente cumprir uma série de requisitos legais e regulamentações alfandegárias, apresentando documentações e prazo de estadia. Em Salvador, todo esse processo que durava cerca de 7h, entre idas à Capitania dos Portos, Polícia Federal e Receita Federal, caiu para 3h após o SAC Náutico, situado no Doca 1, no Comércio.
Gerido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Económico, Emprego e Renda (Semdec), o espaço concentra todos os serviços dos três órgãos competentes agilizando demandas burocráticas. Em pouco mais de uma semana, a estrutura realizou quase 20 atendimentos.
Agilidade
Além de trâmites burocráticos para a chegada de embarcações, o SAC Náutico auxilia na prorrogação de permanência na cidade, emite e renova carteira de habilitação de amador. Também presta informações sobre o segmento para a população interessada, dando informações turísticas, orientações de cursos e locais de venda de equipamentos. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h às 17h.